O Ator Animado: Poética e Pedagogia para um Corpo Reformulável
Publicado: 13/11/2017 - 10:44
Última modificação: 09/04/2019 - 20:06
Anexo | Tamanho |
---|---|
projeto_de_pesquisa_mario_piragibe.pdf | 238.09 KB |
O principal objetivo desta etapa de minha pesquisa se encontra no exato ponto de articulação aberto pela reflexão anterior, no que toca ao entendimento ampliado da animação no teatro contemporâneo como sendo, em primeiro lugar, uma linguagem que se insere dentro de um contexto poético-ideológico que não é mais capaz de (ou interessado em) delimitar um território de atuação e desenvolvimento autônomo dentro das artes cênicas, entendendo-se como modalidade espetacular com modos de produção e apresentação específicos. Desse primeiro entendimento desdobra-se um olhar sobre a animação teatral que a tece como uma poética relacionada com técnicas e tecnologias de transformação e recriação corporal, e com maneiras de representação do sujeito em cena que desestabilizam as concepções mais tradicionais, de modo a ampliar as possibilidades de entendimento contemporâneo de noções como representação e presença em artes. Estudar o teatro de animação em seu sentido ampliado é, em grande parte, interessar-se pelas relações entre representação, presença e subjetividade que emergem da produção de diferenças corporais postas em cena. Os objetivos principais deste estágio da pesquisa se assentam na investigação prática dos diálogos que a animação pode estabelecer com diversos outros processos de criação em teatro, e de como as técnicas e tecnologias da cena (iluminação, caracterização, vídeo, cenografia e figurino) auxiliam e provocam os entendimentos acerca do sujeito e da representação no teatro contemporâneo.