Mural de Coordenadores
Mural de Coordenadores
Paulina Maria Caon
Vivi nos interiores de São Paulo, passei por São Paulo e cheguei até Uberlândia, onde trabalho como docente no Curso de Teatro da UFU desde 2010. Tenho formação inicial, mestrado e doutorado em Artes Cênicas/Pedagogia do Teatro, que foram vividos na ECA-USP. Durante o pós-graduação, pude realizar doutorado sanduíche com apoio CAPES na Universidade de Buenos Aires (2014), sob a supervisão de Patricia Aschieri - Equipo de Investigación en Antropología del Cuerpo y de la Performance - mesmo período em que passei a integrar a Red Latinoamericana de Investigación de y desde los Cuerpos. Fiz pesquisa de pós-doutorado na Fac. de Educação da USP, com período de estágio na Universidade Roma Três (2020/21), em diálogo com o Francesco Careri, investigando relações entre processos de educação e práticas de caminhada. Colaboro com o Coletivo Teatro Dodecafônico desde sua fundação, em 2008, explorando procedimentos de criação na cena contemporânea expandida, incluindo o caminhar como prática estética e política. Nos últimos quinze anos tenho estabelecido interfaces entre corporalidades, teatro, educação e antropologia. Essas relações motivaram a pesquisa de mestrado, cuja dissertação intitulada "Construir corpos, tecer histórias - educação e cultura corporal em duas comunidades paulistas" foi publicada como livro pela Ed. Annablume em 2012. A tese de doutorado, fruto de pesquisa em campo em duas escolas de Educação Básica, foi defendida em 2015, sob o título: Desvelando Corpos na Escola - experiências corporais e estéticas no convívio entre crianças, adolescentes e professores. e está em processo de publicação pela EDUFU
José Eduardo de Paula
Eduardo De Paula (José Eduardo De Paula): sou professor de teatro, diretor de ator e pesquisador da cena teatral contemporânea. Fiz pós-doutorado no Dipartimento delle Arti, Università di Bologna (DARvipem/UNIBO, Itália; 2018-2019); o Doutorado (2015), o Mestrado (2011) e Bacharelado (Habilitação em Interpretação Teatral, 1998) foram todos desenvolvidos junto à graduação e a pós-gaduação em Artes Cênicas, da Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo - ECA/USP. Atualmente estou professor adjunto na Universidade Federal de Uberlândia, onde atuo no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) e no Curso de Teatro, Instituto de Artes (IARTE/UFU). Minhas pesquisas vinculam-se aos processos experimentais de preparação e criação do ator e da cena teatral, concentrando-se nos estudos sobre atuação, treinamento, jogo, presença, performatividade, teatralidade, encenação e cena contemporânea. Sobretudo, meu interesse recai na busca pela organização da espontaneidade nos processos de atuação.
Fernando Manoel Aleixo
Ator e pesquisador teatral. Graduação em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - Brasil). Mestrado em Artes com pesquisa sobre o corpo e a voz na interface da dança e do teatro. Doutor em Teatro com pesquisa sobre processo de criação. Pós Doutorado na University of Cape Town com a pesquisa "Corpo, voz e ritualidade". Realizou Residências Artísticas no Brasil, na Espanha, em Portugal e na China. Integrou por doze anos o Grupo República Cênica (Brasil) onde participou de inúmeras pesquisas e criações artísticas. Dirigiu espetáculos de música, teatro e dança contemporânea. Publicou os livros: Corporeidade da Voz: voz do ator (2007); Praticas e Poéticas Vocais I (2014); Práticas e Poéticas Vocais II (2016); Teatro ensino, teorias e prática volume 3: processo de criação (2016); Corpo-voz: revisitando temas, revisando conceitos (2016); Ateliês em Artes Cênicas: produção, extensão e difusão cultural (2017). Atualmente é coordenador geral e de conteúdos da área de educação e artes da Comunidade de Aprendizagem em Parentalidade Conexão Erê. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - IARTE - UFU. Tema de pesquisa atual: corpo-voz, oralidade e linguagem. Formação expandida em Princípios da Antroposofia na Educação em Saúde; Florais de Bach; Magnified Healing; Reiki I e II, Neoxamanismo; Astrologia Cármica.