Alexandre José Molina
Publicado: 07/11/2017 - 10:46
Última modificação: 11/06/2024 - 15:18
Doutor em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - PPGAC-UFBA (2015). Professor do Curso de Dança - Instituto de Artes (IARTE) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) onde também é Diretor de Cultura, órgão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, e editor da Revista de Educação Popular (REP), vinculada à essa Pró-reitoria. É líder do grupo de pesquisa SPIRAX - arte, corpo e experiências criativas em contextos de aprendizagem e faz parte do PROCEDA - processos corporeográficos e educacionais em dança, grupo de pesquisa ligado ao Programa de Pós-Graduação em Dança (PPG-Dança) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Dança (2008) e Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança (2005) pelo PPG-Dança/UFBA, e Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2001). Trabalhou na Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB, de 2007 a 2013, atuando em diferentes frentes, com destaque para a Coordenação Pedagógica do Curso Técnico da Escola de Dança da FUNCEB, onde atuou também como professor; como Coordenador de Dança e mais recentemente como Diretor das Artes. É membro do Fórum Nacional de Dança; membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas - ABRACE; membro da Associação Nacional de Pesquisadores de Dança - ANDA, do qual é coordenador do comitê Dança em Mediações Educacionais (2017-2018) e realizador do PARALELA arte.corpo.performance, evento dedicado à Performance Art e ligado à Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é também representante do setor da dança no Conselho Estadual de Políticas Culturais de Minas Gerais e no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Uberlândia, além de representar a região sudeste no Colegiado Setorial da Dança, órgão vinculado ao Conselho Nacional de Política Cultural - CNPC do Ministério da Cultura. Foi professor substituto no curso de Licenciatura em Dança da Escola de Dança da UFBA, nos módulos de Estudos de Processos Criativos, Estudos Crítico-Analíticos, Prática do Ensino da Dança, Elementos da Dança e História da Dança Brasileira (2005-2007). Tem experiência como professor de Dança e Educação Física na Educação Básica de 1999 a 2005, tanto na rede pública como na rede privada de ensino. Atuou como professor no curso de Pedagogia e Normal Superior da Faculdade Católica de Uberlândia, discutindo a relação do corpo e do movimento corporal no processo de formação de professores para as séries iniciais da Educação Básica. Possui diferentes experiências artísticas em Dança, com destaque para os trabalhos realizados em parceria e/ou colaboração com Fernanda Bevilaqua, Wagner Schwartz, Jorge Alencar, Lia Robatto, Eduardo Rosa, Rita Aquino, Tiago Lima e Carla Andreia Silva Lima. Suas principais áreas de interesse são: criação e formação em dança e performance, gestão e produção cultural, estudos sobre currículo e projeto pedagógico e consultoria artístico-pedagógica. (Texto informado pelo autor)
Temas de interesse para orientação:
- Processos de criação em dança e performance na contemporaneidade;
- Dança em mediações educacionais;
- Processos de formação em dança;
- Estudos sobre currículo;
- Gestão pública e políticas culturais;
- Cultura e universidade.