O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFU teve, no ano de 2016, seu primeiro ano de atividades, sendo considerado, portanto, um curso novo. Mas o envolvimento de seu corpo docente com pós graduação advém desde 2009, pois a maioria participou da fundação do programa misto em Artes na UFU. Assim, o PPGAC tramitou em 2015 na Capes para construir seu desmembramento para, posteriormente, tornar-se um programa específico em Artes Cênicas, articulando as sub-áreas de Teatro e Dança. Desse modo, nosso programa situa-se na universidade numa ampla política de incentivo à pós-graduação.
Ao final do ano de 2016, a UFU possui 49 PPGs, nos quais são oferecidos 41 cursos de mestrado acadêmico, 08 cursos de mestrado profissional e 22 cursos de doutorado.
No ano de 2016 (dados de outubro), estavam credenciados nos 49 programas de pós-graduação 1.143 professores, desses, 974 como professores permanentes, 164 como professores colaboradores e cinco professores visitantes. Esses docentes pesquisadores são responsáveis, no escopo de seus PPGs, por 180 linhas de pesquisas desenvolvendo 1.650 projetos de pesquisa. Essas linhas e esses projetos de pesquisa englobam 58 áreas de concentração nas diversas áreas do conhecimento.
Indicador corroborado pelo expressivo crescimento da participação de professores com o título de mestre e doutor. Ao lado desse crescimento se implantou desde a década de 1990 programas na área de humanidades, tais como: Estudos Linguísticos, Estudos Literários, História, Filosofia e Educação. Havia, portanto, uma lacuna na formação regional para a área de Artes. Assim, em 2009, foi proposto e aprovado o Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes), um programa híbrido que à, época, somava pesquisadores de Artes Visuais, Música e Teatro.
Parte integrante da estrutura do Instituto de Artes, o PPGArtes veio se consolidado como espaço no qual os formandos das graduações em Artes Visuais, Música e Teatro, já atuando como licenciados e bacharéis, encontravam a oportunidade fundamental de prosseguirem, na sua própria região, sua formação profissional e intelectual. Também no tocante aos artistas da comunidade uberlandense, é perceptível a aceitação e reconhecimento que este público tem demonstrado em relação aos avanços que a existência do PPGArtes significa para a cidade.
No entanto, o crescimento do número de docentes das três áreas, somado à nova graduação em dança, a partir de 2013 começou a ser gestado o desmembramento dos programas do Iarte UFU. Assim, a área de Artes Visuais continuou com o programa existente, a área de Música implantou seu próprio programa a partir de agosto de 2015 e a área de Artes Cênicas (Teatro + Dança) organizou seu próprio programa que se iniciou em março de 2016.
Uberlândia é uma cidade de porte médio, de aproximadamente 650 mil habitantes, polo regional do chamado Triângulo Mineiro. Aqui se concentram cursos universitários, indústrias e serviços, bem como o atendimento de saúde hospitalar. A produção cultural vem crescendo nos últimos anos, mas ainda é incipiente quando comparada com o potencial local.
Portanto, o impacto da criação do Programa da Pós-Graduação em Artes Cênicas na Universidade Federal de Uberlândia tem beneficiado, principalmente, a região do Triângulo Mineiro, capacitando profissionais que já atuam na rede do ensino médio e fundamental - público e particular - do estado de Minas Gerais.
Há que se observar também, na região do Triângulo, uma crescente demanda pela promoção e produção cultural de qualidade, consequentemente, uma maior ampliação dos espaços para atuação dos profissionais que trabalham com a criação, a produção artística e a reflexão sobre as artes cênicas.
Nesse contexto, o Mestrado em Artes Cênicas, desde o seu primeiro ano de existência já é uma realidade implantada, fortalecendo espaços e compartilhando experiências. Nesse contexto, conta com 12 ingressantes matriculados em seu primeiro processo seletivo. Mas, ao longo de 2016, recebeu e incorporou outros docentes que não estavam no projeto inicial e irá contar a partir de 2017 com um total de 17 pesquisadores/orientadores.