Alexandre José Molina
Published: 07/11/2017 - 10:46
Last modification: 25/04/2025 - 21:13
Doutor em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - PPGAC-UFBA (2015). Professor do Curso de Bacharelado em Dança e do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas - Instituto de Artes (IARTE) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) onde atuou como Diretor de Cultura de jan. de 2017 a jun. de 2024, e posteriormente como Pró-Reitor de Extensão e Cultura, de jul. de 2024 a jan. de 2025. Foi editor da Revista de Educação Popular (REP), vinculada à esta Pró-reitoria. Especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universitat de Girona (Espanha) em associação com o Instituto Itaú Cultural (Brasil). Líder do grupo de pesquisa "SPIRAX - processos de formação em dança e gestão cultural" e idealizador e curador da PARALELA plataforma de arte, projeto que acontece desde 2015 de forma continuada e como ação de extensão vinculada ao Curso de Bacharelado em Dança da UFU. É vice coordenador do Observatório Ibero-americano de Políticas para a Dança (OIAPODAN), vinculado ao grupo de pesquisa PROCEDA, da Escola de Dança da UFBA, coordenado pela Profa. Dra. Lúcia Matos. Mestre em Dança (2008) e Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança (2005) pelo PPG-Dança/UFBA, e Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2001). Trabalhou na Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB, de 2007 a 2013, atuando em diferentes frentes, com destaque para a Coordenação Pedagógica do Curso Técnico da Escola de Dança da FUNCEB; a Coordenação de Dança da FUNCEB e por último como Diretor das Artes. É membro da Associação Nacional de Pesquisadores de Dança - ANDA, na qual foi coordenador do comitê Dança em Mediações Educacionais (2017-2018). Foi representante do setor da dança no Conselho Estadual de Políticas Culturais de Minas Gerais e integrou o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Uberlândia como representante da Dança e posteriormente da UFU. Representou a região sudeste no Colegiado Setorial da Dança, órgão vinculado ao Conselho Nacional de Política Cultural - CNPC do Ministério da Cultura, entre 2015 e 2017. Foi professor substituto na Escola de Dança da UFBA, nos módulos de Estudos de Processos Criativos, Estudos Crítico-Analíticos, Prática do Ensino da Dança, Elementos da Dança e História da Dança Brasileira (2005-2007). Tem experiência como professor de Dança e de Educação Física na Educação Básica de 1999 a 2005, tanto na rede pública como na rede privada de ensino de Uberlândia. Atuou como professor no curso de Pedagogia e Normal Superior da Faculdade Católica de Uberlândia, discutindo a relação do corpo e do movimento corporal no processo de formação de professores para as séries iniciais da Educação Básica. Possui diferentes experiências artísticas em Dança, com destaque para os trabalhos realizados em parceria e/ou colaboração com Fernanda Bevilaqua, Wagner Schwartz, Jorge Alencar, Rita Aquino, Tiago Lima, Vivian Vieira e Marcelo Camargo.
Alexandre Jose Molina. Dança, formação artística e o conceito de experiência. In: ANAIS DO V CONGRESSO DA ANDA, 2018, Manaus. Anais eletrônicos..., Galoá, 2018. Disponível em: https://proceedings.science/anda/anda-2018/trabalhos/danca-formacao-artistica-e-o-conceito-de-experiencia?lang=pt-br
Temas de interesse para orientação:
- Criação e formação em dança,
- Processos de formação em dança na universidade,
- Gestão, produção e política cultural,
- Estudos sobre currículo e projeto pedagógico,
- Consultoria artístico-pedagógica.